Dono do seu próprio destino

Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

Mario Quintana

Dentro dessa filosofia, de que cada um é dono do seu próprio destino, nós da Monfalcone Comércio de Camas Especiais esperamos poder ajudar as pessoas com restrição de movimentos com ideias e sugestões que podem ser aplicadas com facilidade no dia-a-dia. Ao nosso ver  achamos o quarto da casa o local mais apropriado para inicio das reflexões/adaptações, pois este é o cômodo mais privativo que temos. É onde declaramos nosso modo de vida.

Um quarto acessível deve levar em consideração alguns detalhes importantes para uma pessoa se mover tão livremente quanto lhe for possível. Quer seja  por um problema de mobilidade momentânea ou definitiva, parcial ou severa, o quarto deve ser sempre um local aconchegante e confortável.

A primeira preocupação já começa com a porta, pois, se o uso da cadeira de rodas for indispensável, deve-se, na medida do possível, procurar troca-la por uma porta de correr, que além de ajudar a economizar espaço (ficam rente a parede) dispensam o raio de abertura, dando assim uma visão de amplitude. Hoje no Brasil existem os mais diversos modelos disponíveis com preços acessíveis e que muitas vezes dispensam a utilização de mão-de-obra profissional para sua instalação.

Dentro do quarto tudo deve ser analisado para dar conforto e tranquilidade, tanto para a pessoa que vai precisar utiliza-lo como para aqueles que a rodeiam. Neste sentido, a utilização de uma cama especial é muito importante, pois além de ajudar muito no trato com pessoa ela retira do ambiente a ideia de que o quarto é uma extensão do hospital, dando maior leveza ao ambiente.

Se o quarto for grande o melhor é colocar a cama no meio para fácil acesso e limpeza, mas ao nosso ver na maior parte das vezes isto não é possível e nestes casos a cama deve ser colocada de modo a deixar um espaço de 180 graus para que a cadeira de rodas, banho e etc possa girar ou mover-se em “T” sem problemas (veja figura ao lado). A altura da cama também é muito importante para o conforto e descanso e não deve ser muito baixa, nem muito alta. A altura recomendável é de 45 centímetros, para que a pessoa tenha mobilidade para sentar, levantar e deitar o mais fácil e confortavelmente possível. Hoje em dia as camas motorizadas são as mais recomendáveis por serem de simples manuseio e ótimo custo/benefício.

Ter uma pessoa na residência que precisa de quarto adaptado não é sinônimo de problemas como muitos pensam. Ao nosso ver é apenas uma questão de bom senso, isto é de se preocupar mais com as pequenas coisas dos que com as grandes.

Esperamos ter ajudado aos amigos da Monfalcone Comércio de Camas Especiais com esta pequena reflexão e logo estaremos colocando novas informações em nosso site.